APCD - Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas

Livros sobre infecções odontológicas e exodontia são lançados no 41º CIOSP

Foi lançado no estande da Faculdade de Odontologia da APCD (FAOA), durante o 41º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP), um combo de dois livros para aprofundar o conhecimento dos profissionais da área. As obras “Infecções Odontogênicas e Suas Implicações” e “Exodontia - Gerenciamento das Intercorrências”, da editora Doctor Livros, foram escritas pelos Cirurgiões-Dentistas especialistas em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial: Rubens Camino Junior, Nairo Galiás de Souza Vargas, Sidney Rafael das Neves e João Gualberto de Cerqueira Luz.
 
“Lançar essas obras no CIOSP tem grande representatividade, pois este é um dos maiores eventos da Odontologia do mundo, recebendo pessoas de mais de 60 países. O Congresso é de extrema importância e nível Mundial, sendo uma vitrine para novas tecnologias e terapêuticas”, disse o Dr. Rubens.
 
Baseadas em evidência científica, essas obras vieram agregar ao trabalho do Cirurgião-Dentista. “O conteúdo é fruto dos 30 anos de cursos realizados pela APCD. Os autores são ex-alunos, com mestrado, doutorado e grande sucesso na carreira”, acrescentou.
 
Sobre as obras
O livro “Infecções odontológicas e suas implicações” tem como objetivo ajudar a compreender melhor o gerenciamento das infecções odontogênicas com relação ao delineamento do diagnóstico, microbiota, propagação e tratamentos. A detecção prematura, a compreensão de quando, como intervir cirurgicamente, a utilização criteriosa e racional de antibióticos, desempenham um papel crucial no controle e cura do paciente.
 
As infecções odontogênicas são comuns e afligem os seres humanos desde a sua existência, e mesmo assim, a Odontologia têm obtido um grande progresso na prevenção e na intervenção, entretanto, demanda do cirurgião-dentista a recomendação de permanecer preparado para as ocorrências imprevistas. Estas infecções são dolorosas, prejudicam a função e a estética e, por vezes, colocam a vida em risco se não tratadas no tempo e da forma adequada.
 
A obra “Exodontia - Gerenciamento das Intercorrências” é um guia que visa abordar as principais intercorrências transcirúrgicas e pós-operatórias na prática exodôntica, enfatizando o correto diagnóstico, planejamento e aplicação dos recursos terapêuticos mais seguros ao paciente.
 
A exodontia é o procedimento odontológico realizado com maior frequência no cenário da cirurgia bucomaxilofacial, executada tanto por generalista como pelo especialista e, caracteriza-se atualmente como uma manobra delicada e precisa, devido ao aprimoramento das técnicas cirúrgicas, pelo avanço tecnológico que proporciona o surgimento de instrumentais atraumáticos, mas mesmo assim, com essas ferramentas, podem sucederem-se diversos efeitos adversos.
 
O Cirurgião-Dentista deve aprender a conviver com os riscos e, principalmente administrá-los, uma vez que é impossível evitá-los em alguns dos casos, porque nenhum procedimento cirúrgico está inerente à alguns infortúnios, situações de urgências e emergências médicas, por mais simples que sejam e, estar capacitado a realizar o tratamento, bem como, projetar as estratégias de prevenção.

Veja também

Clube de benefícios
+

Aqui você tem desconto garantido.

Descontos especiais

Saiba mais

Desconto especial para Associados

Até o 41° CIOSP

Saiba mais

Aqui você tem desconto garantido.

Desconto Especiais

Saiba mais

Associados APCD ganham desconto!

20% de desconto

Saiba mais

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nossos serviços. Se quiser ainda, consulte nossa Política de Privacidade.